top of page

Como o estresse atrapalha sua dieta

Altos níveis de estresse podem causar uma série de problemas a longo prazo

O processo de emagrecimento saudável conta com vários fatores como: se exercitar, manter uma dieta saudável, qualidade do sono e também o seu nível de estresse! Sendo ele físico ou mental, o estresse pode causar ansiedade, desequilíbrio hormonal, entre outros problemas que podem sim te atrapalhar, e não só na dieta!

Quando o estresse atinge níveis mais elevados, o nosso organismo começa a liberar um hormônio chamado cortisol para controlá-lo. Uma autodefesa do nosso corpo para reduzir inflamações, regular o sistema imunológico e equilibrar o nível açúcar no sangue.

Quando o nosso corpo emite altos níveis de cortisol, toda a nossa energia é direcionada para cuidar desta autodefesa, resultando no desaceleramento das funções digestivas e metabólicas. Isso pode causar uma série de problemas, como menos absorção de nutrientes essenciais para o corpo, aumento da vontade de comer e perda de massa muscular. 

Além disso, altos níveis de estresse a longo prazo podem causar problemas de saúde como dores de cabeça, queda de cabelo, gastrite, insônia, alterações de humor, exaustão física e mental e várias outras consequências.

Para dar um chega para lá no estresse não deixe de praticar REGULARMENTE atividades físicas, que ajudam muito seu corpo liberando hormônios que promovem o bem estar.

Além de se preocupar só com a alimentação, pense também no momento da refeição. Quando estiver comendo, se distraia de seus problemas pessoais e foque somente na sua refeição. Lembre-se também de mastigar bem a comida e prestar atenção na sua saciedade. Comer de vagar ajuda muito a perceber que já está satisfeito e não passar dos limites à toa na quantidade de comida.

Mas, caso você esteja num momento de muito estresse, procure a ajuda de um profissional.  Afinal, mente sã, corpo são. Nossa cabeça influencia diretamente em todo nosso sistema.

bottom of page