A chamada harmonização facial está super em alta entre os famosos e a técnica consiste em como já diz o nome, harmonizar os traços faciais através de procedimentos variados para alcançar um resultado mais harmônico. A partir do momento que a medicina passou a estudar mais a anatomia facial, foi descoberto que temos várias camadas, como se fossem tridimensionais: ossos, músculos e gordura. E que pequenos ajustes podem trazer um visual mais jovem para a face, pois quanto mais jovem, mais triangular ele é. Ao longo do tempo, nós perdemos gordura no rosto, ao mesmo tempo em que a musculatura fica mais flácida e deixa de ter este desenho triangular. E aí surgiu a harmonização facial, que procura alcançar uma simetria e um rejuvenescimento da face.
Diversos procedimentos podem fazer parte do tratamento. As técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmônico são uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para fazer preenchimento (para boca e bigode chinês, por exemplo), bioestimuladores como Sculptra e Radiesse, procedimentos que estimulam a produção de colágeno contra o envelhecimento e lipo de papada (que pode ser feita com enzimas ou Ultraformer III).
O processo de envelhecimento começa aos 25 anos de idade, quando iniciasse o processo e perca de colágeno e elasticidade da pele. Mas, cada caso é analisado em particular: se a pessoa precisa somente preencher algumas áreas do rosto, usa-se o ácido hialurônico; para quem tem rugas muito expressivas é recomendada a toxina botulínica. Mas, somente um profissional da área médica está apto para fazer esta avaliação e aplicações. O mais importante é saber que não são necessárias mudanças drásticas pra uma percepção mais simétrica da face, o mais bonito é ser o mais natural possível. Tudo pode ser realizado com sutileza, ou mais enfoque, de acordo com a vontade da paciente. Aqui na Bioderma a responsável pelas avaliações são médicas especializadas na área estética. Agende já sua avaliação.
Kommentit