É isso mesmo. O carboidrato não é o vilão. Quem explica é a nutricionista da Bioderma Medicina e Estética, Paula Yousef. Segundo ela, os carboidratos se dividem em dois grupos: simples e complexos.
Os carboidratos simples são absorvidos e metabolizados rapidamente e sua absorção também é rápida, o que eleva os níveis de glicemia, como por exemplo, a glicose, encontrada no açúcar refinado.
Quanto mais industrializados os alimentos, mais carboidratos simples possuem. “Hoje em dia, com a industrialização em massa dos alimentos, a ingestão de carboidratos simples na nossa dieta é muito frequente, o que pode acarretar uma hiperglicemia constante no organismo”, explica.
Já os carboidratos complexos, de digestão e absorção mais lentos, são os mais indicados, porque não elevam tão rapidamente a glicemia, são menos industrializados e mais ricos em fibras, sementes e farelos. Encontrados facilmente no pão integral, farinha integral, frutas com muitas fibras, verduras e alimentos com grãos.
A nutricionista recomenda a ingestão do carboidrato certo, no momento certo. Segundo ela, seguindo esta regra, os resultados de sua dieta só irão melhorar. Cardápio inteligente utiliza índice glicêmico e não exclusão.
Paula é especialista em emagrecimento e medicina esportiva. Está por dentro das últimas novidades em tratamentos para perda de peso, com um novo conceito, sem mitos ou sofrimentos. Agende uma avaliação com a nutricionista da Bioderma Medicina e Estética.
Paula Berardi Yousef é formada em Nutrição pela Universidade São Camilo – SP. Nutricionista da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade há quatro anos. Possui especialização em nutrição esportiva e nutrição funcional do esporte. Professora universitária no curso de nutrição na Universidade Positivo, em Curitiba.
Comments